JOSÉ EDUARDO CARREIRA ALVIM

Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutor pela mesma Instituição, iniciou-se no magistério como orientador forense do Departamento de Assistência Judiciária da Faculdade de Direito da UFMG, nas áreas de Direito Civil e Processo Civil.

Foi professor de Direito Processual Civil e Prática Forense Supervisionada na Faculdade de Direito do Centro de Ensino Unificado de Brasília – UniCEUB e professor de Direito Romano, Direito Civil, Direito Processual Civil e Teoria Geral do Processo, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio.

Foi aprovado nos concursos públicos de Juiz do Estado de Minas Gerais e Juiz do Trabalho, bem como para Procurador da República, cargo que veio a assumir, atuando perante o extinto Tribunal Federal de Recursos em Brasília/DF até ingressar na magistratura federal.
Em 1993, foi promovido a Desembargador Federal do Tribunal Regional Federal da Segunda Região.

Na qualidade de jurista, integrou a Comissão de Reforma do Código de Processo Civil de 1973, e, na de professor, profere palestras e ministra cursos de curta duração pelo País, participando, inclusive, de bancas examinadoras em concursos públicos para ingresso no magistério superior, além de bancas de mestrado e doutorado. Foi professor de Direito Processual Civil da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ, estando atualmente aposentado.